segunda-feira, 7 de setembro de 2009

NOTA DE ABERTURA – SUMARA KONBERSU

BEM-VINDOS! - NHÔS TXIGA!

Dizem-me os jornais que chove em Cabo Verde: Forti sábi!

Se a esperança d’azágua se renova a cada dia e a boa nova da chuva é promessa de ano bom, então à minha boca vêm palavras como milho, fartura, feijão, saúde, festas e certeza.

Que o nosso Cabo Verde se faz em segunda sementeira: na monda e na ramonda; e que as bonecas de milho, as cordeiras de feijão, o milho verde assado e a katxupa de cada dia se cozinham, nas três pedras do fogão, no tomar a bênção e no rabo da enxada.

Semear e colher, com o coração de pescador e a “certeza do chão que pisas”, está também nos livros, cada vez mais, cada vez sim, nos livros. Porque é nos livros que somos! _ e foi contada a nossa história de azeviches. E, nos livros, a morabeza se dá a conhecer para o mundo.

Chove em Cabo Verde…

O Contador de Histórias me disse que choveu também em S. Vicente. Sinal de boas águas. De Pe. António Vieira a Mané Quim, haja Testamentos de muitos Napumocenos para iluminar a nossa história de azeviches. E haja também Gracinha(s), que herdem, no feminino, uma estória para se contar: com as nossas próprias cabeças e com os pés bem finkados na TERRA: Terra chão, Terra mar, Terra céu.

É que, segundo Princezito, mar é prolongamento de terra, só que na versão molhada. Para verdianos e crioulas, nosso mar e nossa terra… é tudo uma coisa só. E os nossos sonhos, nosso orgulho… é tão grande, porque amparados por mil águas: o doce da chuva e o salgado do mar.



Fala Ovídio, que o mês é teu:


POEMA SALGADO

Eu nasci na ponta-da-praia

por isso trago dentro de mim

todos os mares do Mundo



Meu correio são as ondas

que me trazem e levam

recados e segredos



E meus bilhetes

(meus bilhetinhos de saudade)

são suspiros salgados

que as sereias recolhem

da crista das ondas



Nas conchas e búzios

de todos os mares do Mundo

ficaram encerradas

minhas canções de amor



Que eu nasci na ponta-da-praia

Por isso trago dentro de mim

todos os mares do Mundo.



(Ovídio Martins 1928-1999)

…………………………………

MAR

Oh mar oh mar

Amin ta ba mar nta ba mar

Nta ba mar nta murgudja na azul

(…)

Mar é um purlongamentu di terra

En forma di modjadu

Mar é sima biku di um mulata

Xeiu di lágua di txoru di sodadi

Di un arguen kê pista si abrasu ki bai ki ka bem

(…)

Ami na ña tera kada kriolu tem um padás di

Spiga dentu si kurasan

Ali Lua é brinku pexera



Sol é rologi pastor

Strela é amiga Cesária

Bentu é ventiña koitadu. Ayan


Li ki poisia ta pegadu na redi

Mininu ta fasedu na txada

Mudjel ta marianu kabê

(…)

Mar bo di longi bô é bunitu

Mar di pertu bo é bunitu

Mar pa riba mar tambi ê bunitu

Karamba na fundul mar go ké bunitu



(Princezito, “kasador di poema y piskador di inspirason” in Spiga 2008)



Pensatempo glob 1



Niterói-RJ, 5 de Setembro de 2009